Sou mulher, mas acima de tudo sou mãe. Sou uma mãe muito apaixonada pelo seu rebento, que faz o possível para lhe incutir os valores que julgo correctos e uma boa educação. Mas nada disto seria possível se não houvesse amor. É sobre o papel de mãe e de mulher, entre outras coisas mais, que irei falar.

Conversas de uma mãe e mulher

.
Após ver um programa do Dr. Oz a falar dos milagres que o bicarbonato de sódio faz a muitos níveis, resolvi colocar aqui alguns.
Estes 14 vieram daqui.

  1. Desentupir canos: esqueça os produtos tóxicos normalmente utilizados para desentupir canos e faça-o de uma maneira 100% ecológica – deite 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no ralo do cano, adicionando logo de seguida, ½ chávena de vinagre.
  2. Manchas de chá e café: uma forma verde de retirar as manchas de chá e café dos bules e chávenas, é esfregar as áreas afetadas com recurso a um pano húmido e um pouco de bicarbonato de sódio. Se as manchas não saírem de imediato, deixe a louça de molho nesta solução de um dia para o outro.
  3. Panelas queimadas: não deite fora uma panela queimada, salve-a ao polvilhar o fundo com bicarbonato de sódio. Adicione um pouco de água e deixe repousar durante algumas horas antes de lavar normalmente.
  4. Forno impecável: limpar o forno é uma tarefa árdua e muitas vezes adiada, mas não precisa de ser! Com partes iguais de água e de bicarbonato de sódio, crie uma pasta e espalhe-a por todo o interior do forno. Deixe repousar de um dia para o outro, esfregue bem o forno e depois retire tudo com recurso a um pano húmido.
  5. Superfícies limpas: para limpar bancadas de cozinha ou de casa de banho não precisa de recorrer aos produtos tóxicos que não são amigos do ambiente! Basta espalhar um pouco de bicarbonato de sódio sobre a superfície e limpar com um pano ou esponja húmida. 
  6. Peças em aço inoxidável: devolva o brilho natural às peças e utensílios em aço inoxidável, lavando-as com uma mistura de 1 litro de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
  7. Eliminar odores: para eliminar o cheiro de alimentos do frigorífico, de tupperwares ou de outros recipientes, misture 1 colher de bicarbonato de sódio em ½ litro de água morna e lave como habitualmente. Pode ainda mergulhar os recipientes em questão durante alguns minutos nesta solução.
  8. Manchas de ferrugem: se tiver tecidos com manchas de ferrugem, uma forma ecológica de as retirar é misturar um pouco de bicarbonato de sódio e sumo de limão e esfregar até a mancha desaparecer.
  9. Cortinas de banheira: as cortinas da banheira ficam facilmente sujas com restos de calcário, depósitos de água e até bolor, mas basta espalhar um pouco de bicarbonato de sódio sobre as mesmas e lavar como habitualmente para retirar toda a sujidade acumulada.
  10. Limpeza de pentes, escovas e rolos de cabelo: mergulhe estes objetos num recipiente com água tépida e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe repousar durante algumas horas. Lave normalmente e deixe secar ao ar livre.
  11. Manchas amarelas: os tecidos mais antigos ou aqueles que estão guardados durante muito tempo têm a tendência de ganhar manchas amarelas. Estas podem ser retiradas se ferver os tecidos durante uma hora numa panela com água, sal e bicarbonato de sódio.
  12. Sofás e alcatifas sem odores: para eliminar o odor de comida entornada, tabaco ou de animais de estimação dos sofás e alcatifas, polvilhe a superfície com bicarbonato de sódio e depois aspire.
  13. Paredes marcadas: se tem crianças em casa, o mais certo é ter paredes marcadas com lápis de cera! Para eliminar essas marcas das paredes, prepare uma pasta com partes iguais de água e bicarbonato de sódio e aplique diretamente nas marcas. Deixe secar e depois remova com um pano seco.
  14. Cinzeiro sem odor: para evitar o odor desagradável que um cinzeiro cheio emana, coloque um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do mesmo.

Sem comentários: